top of page

Lidando com expectativas sobre a aprovação


É fácil entender por que o concurso público atrai tanta gente. Afinal, tomar posse pode nos poupar das incertezas do mercado, mudar nossa situação financeira e garantir uma aposentadoria. Embora isso seja verdade, muitos concurseiros criam expectativas que prejudicam o caminho até a aprovação. Se você sofre pensando nelas, siga estes passos:

Primeiramente, responda-me: quando pensa em ser aprovado, o que te passa pela cabeça? Você se exige um prazo pra passar? Duvida que isso vá acontecer um dia? Esses são alguns pensamentos que costumam atormentar o concurseiro. Muitos deles, no entanto, passam despercebidos pela consciência, exigindo certo esforço para serem reconhecidos. Por isso, faça este exercício: escreva tudo aquilo que vier à sua mente quando pensa na aprovação. Não julgue nem racionalize; apenas bote-os pra fora depois leia os pensamentos que escreveu.

Em seguida, liste-os e reflita como cada um deles impacta o seu dia a dia. Se você pensa ‘’eu tenho que passar logo’’, como se sente ao pensar assim? Fica ansioso, determinado, esperançoso? E como esse pensamento se reflete em sua rotina? Você busca acelerar os estudos, se sobrecarrega, prejudicando o seu planejamento? Seja o mais sincero e objetivo possível nessa etapa, colocando apenas o que realmente ocorre.

Daí em diante, é hora de verificar suas evidências. Por exemplo, você precisa realmente passar logo ou deve se esforçar até passar? Aliás, ‘’logo’’ seria em quanto tempo? É um prazo viável? Quantas pessoas você conhece que foram capazes de cumpri-lo? Muitos estudantes têm pensamentos excessivamente rígidos, baseados em informações imprecisas ou que buscam simplesmente evitar o contato com emoções difíceis. Com esses questionamentos, você terá um retrovisor pelo qual enxergará quão próximos seus pensamentos estão da realidade.

Nesse sentido, pensar é uma habilidade, e como tal, exige consciência, treino e correção. Para fortalecer um músculo, é fundamental exercitá-lo ciente da postura e do movimento corretos para evitar lesões. Da mesma forma, é necessário identificar pensamentos, testar sua validade e praticar outras formas de pensar e agir. Assim, você deixará de se autossabotar e ficará cada vez mais próximo da real aprovação.

コメント


bottom of page