top of page

O que é Terapia Cognitivo Comportamental

Atualizado: 23 de jan.


Existem diferentes tipos de psicoterapia. Neste artigo vou explicar o modelo que utilizo: a Terapia Cognitivo Comportamental, mais conhecida por sua sigla, TCC.

Na verdade, a TCC é um grupo de terapias que surgiram nas últimas décadas e que compartilham entre si alguns fundamentos básicos, como:


  • A mente (ou cognição) interfere nos comportamentos e emoções do ser humano;

  • A atividade mental pode ser avaliada, medida ou monitorada;

  • Os comportamentos podem ser modificados pela modificação dos pensamentos.

Portanto, ela ajuda a entender como nossos pensamentos, emoções e comportamentos se relacionam e como podem influenciar as dificuldades que enfrentamos. Observe o esquema abaixo:



No exemplo acima, fica claro como a interpretação (ou seja, o que a mente conclui sobre a situação vivida) influencia as emoções e os comportamentos de alguém e vice-versa. Como terapeuta, eu poderia questionar a essa pessoa: mas será mesmo que você ''nunca'' será feliz? Ou apenas se sente infeliz neste momento? O que te deixa feliz além de estar num relacionamento? Estar com amigos? Algum hobbie? O que aconteceria se você voltasse a fazer outras coisas que também te trouxessem felicidade?

A partir daí, poderíamos planejar uma série de estratégias para serem testadas ao longo da semana. A ideia é ensinar o paciente a reconhecer seus pensamentos e o papel que exercem sobre o sofrimento vivido, questioná-los e testar a veracidade deles. Assim, quanto mais alguém se permite experimentar novas formas de pensar, agir e sentir, mais flexível e realista se torna a sua postura diante das dificuldades. como ''posso ser feliz mesmo solteira(o)'', ''sou capaz de aprender com meus erros'', entre outros.

Além de questionar pensamentos e planejar atividades, a psicoterapia também pode te ajudar na resolução de problemas, tomada de decisão, treinar habilidades sociais (como dizer ''não'', controle da raiva, da ansiedade, etc.) e, claro, no autoconhecimento.


Como são as sessões?

No meu caso, a primeira sessão é mais longa (1h e 20 minutos de duração) e serve para que eu possa entender o que está acontecendo. Nela iremos avaliar diversas questões: quando começou? O que você sente? O que ajuda e o que piora? Existe algum transtorno mental (depressão, ansiedade, TOC) envolvido? Há necessidade de acompanhamento com psiquiatra? O que você espera conseguir com a psicoterapia?

Feito isso, iremos juntos elaborar um plano de tratamento e dar mais objetividade às sessões. Em cada encontro estabeleceremos pautas associadas a esse planejamento, dando assim um contexto para o diálogo e coerência ao seu tratamento. Vale dizer que essas pautas não são ''prescritas'' por mim, mas feitas juntamente com você.

Como pode perceber, na TCC, não basta ''apenas'' falar - é preciso participar ativamente do tratamento. Você pode fazer isso dando feedbacks, tirando dúvidas e aplicando em seu dia a dia as estratégias e recursos aprendidos em sessão. Afinal, mais que comparecer ao consultório, é preciso que você se torne o protagonista da sua vida e das mudanças que deseja experimentar!

Posts recentes

Ver tudo

Lidando com expectativas sobre a aprovação

É fácil entender por que o concurso público atrai tanta gente. Afinal, tomar posse pode nos poupar das incertezas do mercado, mudar nossa situação financeira e garantir uma aposentadoria. Embora isso

Comments


bottom of page